top of page
Eliza Keren M da Silva

Arrecadação tributária no Brasil chegou a R$ 1 trilhão até agosto de 2012

Os tributos são uma quantia monetária paga por pessoa física e jurídica a União, Estados e Municípios. Na prática, este dinheiro deve ser revertido pelo governo em forma de serviços públicos. Conforme levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), durante o período de 1º de janeiro a 29 de agosto de 2012 a arrecadação tributária geral (federal, estadual e municipal) chegou a aproximadamente R$ 1 trilhão de reais. De acordo com o IBPT, o tributo que registra maior arrecadação é o ICMS com 20,21% do montante, seguido por INSS (17,94%), Imposto de Renda (16,72%) e Confins (10,42%). No quadro abaixo estão todos os tributos e os valores arrecadados durante o período citado.














Arrecadação por região

A arrecadação por região corresponde 63,07% ao Sudeste, 13,64% a região Sul, 10,58% ao Centro Oeste, 9,34% a região Nordeste e 3,37% ao Note. Na região Sul, Santa Catarina foi a que menos arrecadou tributos (3,32%), seguida pelo Rio Grande do Sul (4,96%) e Paraná (5,36%). A seguir veja a arrecadação per capita dos estados do Sul.











Lupa no Imposto

O site Lupa no Imposto foi lançado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário. Trata-se de uma ferramenta eletrônica a qual permite que o internauta consumidor tenha uma estimativa da quantia paga em tributos na compra de produtos. Saiba mais acessando o site Lupa no Imposto.


Fonte da pesquisa: Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

Notícias relacionadas





1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page