OBSERVATÓRIO SOCIAL DE BRUSQUE E REGIÃO
O Observatório Social de Brusque e região (OSB Brusque) foi fundado em 2011 e é uma associação sem fins lucrativos ou econômicos. É constituído por voluntários, consultores e estagiários que monitoram o destino do dinheiro público por meio do acompanhamento de licitações – trabalhando junto às Prefeituras e Câmaras de Vereadores de Brusque, Guabiruba e Botuverá –, além de desenvolver programas e ações de Educação Fiscal e Cidadania e o monitoramento de obras públicas, merenda escolar e a qualidade do serviço de saúde. O OSB Brusque congrega representantes da sociedade civil organizada, empresários e profissionais liberais de várias categorias (sem vinculação político-partidária).
O QUE FAZ
PRINCÍPIO NORTEADOR
A justiça social só será alcançada quando todos os agentes econômicos recolherem seus tributos corretamente e os agentes públicos os aplicarem com ética e eficácia.
MISSÃO
Despertar o espírito de cidadania na sociedade, tornando-a proativa, e contribuir, significativamente, para conscientização dos direitos e deveres dos cidadãos e contribuintes, exercendo a vigilância na aplicação dos recursos públicos e no comportamento ético dos funcionários e gestores no âmbito municipal, através de ações que promovam a integridade e a transparência da gestão pública.
VISÃO DO FUTURO
Ser organização referência em ações pró integridade, promotora do controle social, aprimoramento da gestão pública e suas relações com os demais atores da sociedade.
VALORES
- Imparcialidade
- Ética
- Acessibilidade
- Credibilidade
- Transparência
- Compromisso Social
- Sustentabilidade
- Integridade
COMO FAZ
Diferentemente de outras iniciativas, o OS não prega somente o combate à corrupção, pois entende que o caminho para minimizar os desvios dos recursos públicos passa por avaliar e monitorar o sistema de compras da Prefeitura e Câmaras de Vereadores, atuando ativamente junto aos responsáveis pela tomada de decisão e autorizadores dos gastos públicos. Para isso, o OSB Brusque desenvolve ações e projetos nas seguintes áreas: Programa de educação fiscal e cidadania, monitoramento de contratos e licitações, monitoramento da merenda escolar, monitoramento das obras públicas, monitoramento e divulgação de dados socieconômicos e avaliação dos serviços de saúde pública das UBS, segundo os usuários (Brusque).
SIGNATÁRIO
Desde 2017, o OSB Brusque é signatário do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, assumindo compromissos com a Agenda 2030 (lançada em 2015 pela Organização das Nações Unidas - ONU), especificamente desenvolvento ações alinhadas com tres ODS: ODS4 – Educação de Qualidade, ODS16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes e ODS17 – Parcerias e Meios de Implementação.
Conselho de administração do Observatório Social de Brusque 2019/2021
Nome: Claudemir Marcolla
Função: Presidente
Nome: Pedro Affonso Hoffmann
Função: Vice-presidente para assuntos Administrativo-financeiros
Nome: Edemar Fischer
Função: Vice-presidente para assuntos instituicionais e de Alianças
Nome: Marcelo Gevaerd
Função: Vice-presidente para assuntos de Produtos e Metodologia
Nome: Mauro Schoening
Função: Vice-presidentes para assuntos Controle Social
Nome: Cândido Horácio Godoy
Função: Conselho fiscal
Nome: Altamir Antonio Schaadt
Função: Suplente do conselho fiscal
Nome: Evandro Carlos Gevaerd
Função: Diretor Executivo
Nome: Priscila dos Santos Petermann
Função: Consultora Pedagógica de Educação Fiscal e Cidadania
Nome: Samuel Patissi
Função: Consultor de Licitações e Contratos
Nome: Gabriela Schwamberger
Monitora Licitações e Contratos (estagiária)
Nome: Gustavo Gonzaga Pereira
Função: Monitor Licitações e Contratos (voluntário)
Nome: Felipe Gonçalves do Nascimento
Função: Educador Fiscal
Nome: Mariane Groh
Função: Assistente Administrativa (estagiária)
Nome: Mitchi Corrêa Galvão do Rio Apa
Função: Consultora em Gestão
Nome: Júlia Vieira Ferreira
Função: Jornalista (estagiária)
Nome: Amplitude Comunicação
Função: Assessoria de Imprensa
Equipe Observatório Social de Brusque
HISTÓRICO
Em meados de 2010, o Presidente da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), Sr. Nelson Zen Filho, tomou conhecimento do Observatório Social em material escrito. Buscou maiores informações e achou interessante a ideia. Comentou sobre a iniciativa com outros empresários e convidou o Coordenador Executivo do Observatório Social de Itajaí, Professor Jonas Tadeu, para participar de uma reunião no Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque. A explanação do Professor Jonas aumentou ainda mais o interesse dos empresários e entidades no projeto, que resultou num pedido ao Observatório Social do Brasil (OSB) para uma palestra a respeito, para entidades, empresários, autoridades e pessoas interessadas pelo assunto. Atendendo ao pedido, o Sr. Sir Carvalho do OSB passou um dia na cidade de Brusque (31/05/2010), fez palestra sobre assunto e almoçou com empresários da cidade. Depois desses dois momentos, a Associação Empresarial de Brusque e outras entidades se engajarem na instalação de um Observatório Social na cidade, pois entenderam que tal iniciativa seria de grande importância para a comunidade Brusquense.
Além da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), mais dez entidades se somaram para fundar o Observatório em nosso município, são elas: Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL), Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque (AMPE), Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque (CESCB), Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque (SINDILOJAS), Sindicato das Indústrias Metal Mecânica e de Materiais Elétricos de Brusque (SIMMEBr), Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Brusque (SINDUSCOM), Sindicato das Indústrias do Vestuário do Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (SINDIVEST), Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Brusque, Botuverá e Guabiruba (SIFITEC), Sindicato dos Contabilistas de Brusque (SINDICONT) e OAB - Subseção de Brusque.
Após algumas reuniões, foi definido a participação financeira (desembolso mensal) de cada entidade em favor do Observatório Social de Brusque. Com tal definição (final de 2010), os representantes das entidades estabeleceram o perfil do Diretor Executivo do futuro Observatório Social e após entrevistas de candidatos, foi escolhido pelos representantes o Sr. Evandro Carlos Gevaerd como o Diretor Executivo, com a missão de estruturar e operacionalizar o Observatório Social da cidade e no dia 28 de abril de 2011, foi oficialmente instalado o Observatório Social de Brusque, em jantar na Sociedade Esportiva Bandeirante.
A partir de janeiro de 2013, passou a atuar também no município de Guabiruba. Hoje o Observatório atende na sala 1004, 10º andar do Shopping Gracher, na avenida Cônsul Carlos Renaux, nº 56, no centro de Brusque e tem como presidente o Senhor Claudemir Marcolla.