Brasil é o pior país em retorno de arrecadação de tributos
Atualizado: 23 de jul. de 2019
O estudo apontou que quando se trata de qualidade de vida, relacionada à arrecadação em tributos, Brasil é o pior em retorno
O Brasil, pela quinta vez consecutiva, é o país que tem o pior retorno de valores arrecadados em tributos revertidos em qualidade de vida para os brasileiros.
A estatística foi concluída pelo estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) que compara os 30 países com a maior carga tributária em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), o que mostra se o país está retribuindo aos contribuintes serviços de qualidade.
O Brasil está em 30º lugar, atrás de Argentina (24º) e Uruguai (13º). Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul ocupam os três primeiros lugares, respectivamente.
Para a pesquisa ser realizada, o Instituto criou o Índice de Retorno de Bem- Estar à Sociedade (Irbes). No Brasil, a pontuação é de 135,34; enquanto nos EUA, 165,78 é pontuado.
No Brasil, os impostos cobrados, segundo o IBPT, são: Transporte coletivo (33,75%), conta de água (24,02%), gasolina (53,03%) e conta de luz (48,28%). O indicador de retorno é resultado de dois parâmetros usados pelo IBPT: a carga tributária em relação ao PIB, com ponderação de 15% na composição do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado com base em dados sobre renda, educação e saúde e que serve para medir o crescimento econômico.
Fonte: UOL
Commentaires